Rio, 9/12/2002 (Agência Brasil – ABr) - A Petrobras retomou domingo a produção do Campo de Roncador, na Bacia de Campos, no litoral norte do Rio de Janeiro, cuja produção estava suspensa desde março de 2001, em decorrência do naufrágio da Plataforma Petrobras 36 (P-36).
A informação foi dada na noite de hoje em nota oficial. A produção foi retomada a partir da entrada em operação do navio-plataforma de estocagem e transferência Brasil (FPSO), que já no primeiro poço apresenta-se com uma extração inicial de 22 mil barris de óleo por dia.
Dentro de alguns dias, segundo a Petrobras, entrará em operação um segundo poço, quando a unidade passará a produzir 40 mil barris por dia de óleo e 700 mil metros cúbicos de gás natural. O pico de produção deverá ser atingido no segundo semestre de 2003, quando serão processados 90 mil barris/dia.
A plataforma FPSO foi adaptada para o campo de Roncador em tempo recorde de 15 meses e está ancorada a 1.290 metros de profundidade d’água. Nela, serão conectados 11 poços, sendo oito produtores de óleo e os outros três para injeção de água.
Um dos maiores dos campos gigante do país, Roncador foi descoberto em outubro de 1996. Com reservas provadas de cerca de 2 bilhões de barris de óleo equivalente, sua produção foi iniciada em janeiro de 1999 e interrompida em março de 2001, quando do acidente com a plataforma P-36.
A nova plataforma tem capacidade de processar 90 mil barris de óleo por dia, armazenar 1,7 milhão de barris de óleo, comprimir 3 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural e injetar 15 mil metros cúbicos por dia de água.