Nível de produção da indústria é o mais alto desde março de 2001

09/12/2002 - 10h25

Rio, 9/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - O nível de produção da indústria brasileira é o mais alto, desde março de 2001, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os índices de médias móveis trimestrais mostram que, no trimestre encerrado em outubro, a indústria atingiu o nível mais alto de produção desde março de 2001 e que é nítida a trajetória de recuperação delineada nos índices de bens intermediários, consumo duráveis e não-duráveis. Na área de bens de capital, no entanto, há uma estabilização.

Já o indicador acumulado para o período janeiro-outubro mostra acréscimo de 1,9%, com a extrativa mineral crescendo 13,0% e a indústria de transformação 0,6%, seu primeiro resultado positivo desde 2002. Os principais impactos vêm do dinamismo das indústrias extrativa mineral (13,0%), mecânica (7,0%) e de produtos alimentares (4,6%). A principal pressão negativa vem da queda de 11,7% assinalada pela indústria de material elétrico e de comunicações.

Os índices por categorias de consumo confirmam a liderança de bens intermediários (2,4%), onde se concentram os fatores do dinamismo industrial este ano (petróleo, agroindústria e exportações). Com resultados positivos, mas abaixo da média industrial, estão bens de consumo duráveis (1,6%), com significativa recuperação nos últimos meses, em função do comportamento da indústria automobilística, e os semi e não-duráveis (0,6%). O setor de bens de capital aponta queda de 1,4%.