Rio, 9/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Fernando Henrique Cardoso ligou dos Estados Unidos para o prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão para oferecer ajuda do governo federal para a reconstrução do município atingido por chuvas de mais de dez horas consecutivas que já deixaram 41 mortos e mais de 1.800 desabrigados. Por determinação do presidente, o ministro da Integração Nacional, Luciano Barbosa segue para Angra dos Reis amanhã (10) a fim de avaliar os prejuízos provocados pelo temporal. De posse do relatório, o presidente Fernando Henrique deverá liberar verbas emergenciais para ajuda ao município, que teve decretado estado de calamidade pública.
O bairro de Areal, na Grande Japuíba, com cerca de dez mil moradores, foi o mais castigado pela chuva. Mais de vinte casas ficaram soterradas e ainda há muitos desaparecidos.
O colégio estadual Artur Vargas, no centro da cidade, foi cedido para que seja feito o velório coletivo das vítimas. As famílias desabrigadas atendidas nas escolas da região já estão recebendo cestas básicas da prefeitura. A população está doando alimentos, roupas e cobertores.