Lula deve chegar a Washington às 22 horas

09/12/2002 - 15h35

Washington, 9/12/2002 (Agência Brasil – ABr) – O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deve desembarcar nesta capital, na Base Aérea de Andrews, por volta das 19h (22h em Brasília), segundo informacoes de assessores da Embaixada do Brasil nesta capital. A previsão inicial era de que ele e sua comitiva, integrada entre outros por sua mulher Marisa Letícia da Silva, pelo coordenador geral da equipe de transicão de governo, Antonio Palocci, e do deputado e senador eleito Aloizio Mercadante (PT-SP), chegariam mais cedo, mas houve um atraso de aproximadamente uma hora no embarque, no jato Legacy, fabricado pela Embraer, no Aeroporto Internacional de Garulhos, em São Paulo.

Nos dois dias que permanecerá em Washington, Lula ficará hospedado na residência oficial do embaixador Rubens Fonseca. A temperatura na capital norte-americana, neste momento, está em torno de zero grau centígrados. Não está nevando, mas há muita neve amontoada nas ruas e calçadas da cidade ainda em conseqüência da grande nevasca que atingiu os Estados Unidos na semana passada.

O primeiro compromisso do presidente eleito, amanhã, está agendado para às 9h50 (local), quando manterá reunião de trabalho com o presidente George W. Bush, no Salão Oval da Casa Branca. Após o encontro, Lula deve dar entrevista à imprensa nos jardins da residência oficial do presidente dos EUA. Logo em seguida, ele participará de almoço oferecido pelo National Press Clube, se encontrará com dirigentes da Federacão Americana de Trabalho/Congresso das Organizacoes Industriais (AFL/CIO), central sindical que reúne 40 entidades, representando 13 milhões de trabalhadores.

Às 16h, Lula se reunirá com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Enrique Iglesias, e, uma hora e meia depois, terá encontro com congressistas americanos, na Embaixada brasileira. À noite, Lula e comitiva serão homenageados com um jantar na residëncia oficial da Embaixada, pelo embaixador Rubens Fonseca.

Na quarta-feira, pela manhã, o presidente eleito embarcará para a Cidade do México, quando terá encontro com o presidente mexicano Vicente Fox. Ele retornará ao Brasil no dia seguinte.