Rio, 9/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - A governadora Benedita da Silva telefonou para o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), José Dirceu, para colocá-lo a par da situação de calamidade de Angra dos Reis e solicitar sua interferência junto ao governo federal para agilizar ajuda aos desabrigados pelas chuvas na região.
A governadora telefonou primeiro para o presidente Fernando Henrique, pedindo sua intervenção direta na ajuda ao prefeito Fernando Jordão, para tirar a cidade da situação em que se encontra. O presidente mandou um representante do governo federal para o município, após conversar pessoalmente com o prefeito, a quem informou que vai liberar verbas emergenciais para reconstrução da cidade.
A governadora acionou logo cedo a Secretaria de Defesa Civil para auxiliar o Corpo de Bombeiros de Angra, e designou o secretário estadual de Agricultura, José Castilho, ex-prefeito da cidade, para coordenar os trabalhos dos órgãos estaduais em parceria com os da prefeitura.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Pedro Cipriano da Silva Júnior, chegou de carro à Angra, levando 115 bombeiros, para reforçar a unidade local nas buscas aos desaparecidos e ajudar os desabrigados. A região continua sob chuva e permanece o risco de novos deslizamentos. A Defesa Civil enviou para Angra dos Reis 10 viaturas, 900 cobertores, 900 colchonetes e remédios para os desabrigados.