Governo da Indonésia e líderes do Movimento Aceh Livre assinam acordo de paz

09/12/2002 - 15h33

Brasília, 9/12/2002 (Agência Brasil - ABr/CNN) - O governo da Indonésia e líderes do separatista Movimento Aceh Livre assinaram hoje um acordo de paz pedindo um imediato cessar-fogo na província, informou o Ministério das Relações Exteriores indonésio. O acordo mediado pelo Centro Henri Dunant, de Genebra, na Suíça, foi alcançado após anos de negociações. Aceh fica na ilha de Sumatra, no noroeste do país. As informações são da CNN.

Segundo o documento, o cessar-fogo seria monitorado por observadores estrangeiros. Os dois lados também concordaram em realizar eleições para escolher uma assembléia para a província, que será a base de um governo autônomo dentro da república indonésia.

No entanto, vários mecanismos da trégua ainda precisam ser negociados e a liderança do Aceh Livre continua a exigir plena independência. O conflito tem persistido por mais de duas décadas, o que já causou a morte de mais de 10.000 pessoas.

A Indonésia tentou sem sucesso eliminar o Movimento Aceh Livre pela força militar, mas os dois lados já foram acusados por grupos de direitos humanos de promover atrocidades em massa durante seus enfrentamentos.