Brasília, 9/12/2002 (Agência Brasil – ABr) - Representantes de cerca de 150 países estão reunidos em Genebra, Suíça, para discutir medidas relacionadas à reciclagem de lixo eletrônico. O objetivo da reunião, a sexta desde que foi assinada a Convenção de Basiléia para o controle do movimento de resíduos tóxicos entre fronteiras e a sua eliminação, é fomentar a transformação industrial de aparelhos eletrônicos - computadores, celulares, eletrodomésticos, baterias de veículos - que inundam as lixeiras sobretudo nos países desenvolvidos.
"Com cerca de 150 milhões de toneladas de resíduos perigosos produzidos anualmente, o mundo industrial necessita de acelerar os investimentos em tecnologias de produção menos contaminantes e em processos para reduzir esses resíduos", indicou o diretor geral do Programa das Nações Unidas para o Ambiente, Klaus Topfer.
No encontro, que se realiza até sexta, os participantes prevêem a elaboração de um plano estratégico para reduzir, até 2010, esses resíduos que têm efeitos negativos tanto para o meio ambiente como para a saúde pública. Entre as medidas concretas que serão aprovadas nesta reunião destaca-se o lançamento de uma iniciativa por parte de nove grandes fabricantes de celulares a favor da reciclagem deste tipo de aparelhos.
Durante a reunião também serão analisadas outras questões como a evolução das tendências sobre transporte e eliminação de resíduos industriais e serão adotadas diretivas para a eliminação e reciclagem de baterias de chumbo ácidas, plásticos, lixo biomédico e de navios já fora de ação. (Com informações da Agência Lusa)