Forças Armadas dos EUA iniciam manobras militares de grande envergadura no Catar

09/12/2002 - 15h21

Brasília, 9/12/2002 (Agência Brasil - ABr/CNN) - As Forças Armadas dos Estados Unidos iniciaram hoje manobras militares de grande envergadura no Catar, no Golfo Pérsico, para testar um centro de comando avançado que pode vir a dirigir um possível conflito no Iraque. Os exercícios, intitulados "Internal Look" ("Olhar Interno"), são promovidos a cada dois anos e visam a testar a capacidade de comando, controle e comunicação do Quartel-General do Comando Central (CentCom) norte-americano e todos os componentes de comando espalhados pela área de sua responsabilidade. As informações são da CNN.

De acordo com seu site de Internet, o CentCom coordena operações militares dos Estados Unidos no "Chifre da África, no sul e no centro da Ásia, no norte do Mar Vermelho, na península arábica e no Iraque". Essa é a primeira vez que a operação é dirigida a partir de fora dos Estados Unidos, no que poderia ser uma preparação para uma possível guerra contra o Iraque.

As simulações de alta tecnologia começaram pouco depois das 7h30 (hora local) desta segunda-feira e prosseguirão 24 horas por dia, pelos próximos nove ou 10 dias. Equipamentos móveis de comando e comunicações para as manobras foram montados nas fortemente guardadas instalações militares de Al Sayliyah.

O posto de comando móvel permanecerá em Catar após a conclusão dos exercícios. O general Franks chegou ao pequeno reino do Golfo Pérsico na sexta-feira passada (6) para monitorar as manobras.