FHC aceita convite para ser conselheiro da ONU

09/12/2002 - 17h55

Nova Iorque, 9/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Fernando Henrique Cardoso confirmou há pouco que aceitou o convite do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para assumir um cargo de Conselheiro Especial na instituição. O presidente informou entretanto que ainda precisa de mais detalhes para dar a palavra final sobre o convite, uma vez que pretende permanecer a maior parte do tempo no Brasil após deixar a Presidência. "Não queria tarefas burocráticas. Disse a ele que aceitaria tarefas políticas e intelectuais. O convite seria para uma espécie de conselheiro especial do secretário para discutir temas que ainda vamos definir, principalmente a organização da opinião pública internacional e da sociedade civil", disse.

Fernando Henrique informou que deve atuar no sentido de conceder uma nova formatação para fóruns internacionais, atribuição que já lhe foi concedida na Cúpula Ibero-Americana. Ele disse suas críticas maiores estão em temas políticos relacionados ao Conselho de Segurança da ONU. "Estou alinhado com pensamento do Kofi Annan, para valorizar o Conselho de Segurança e a participação crescente multilateral e não unilateral", revelou.

O presidente almoçou por cerca de 1 hora e meia com Kofi Annan e amanhã deve voltar a se reunir com ele, em Nova Iorque, para discutir melhor detalhes do convite.