Feira mostra projetos do Programa Largada 2000

09/12/2002 - 17h51

Brasília, 9/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - A Fundação Athos Bulcão em parceria com o Instituto Ayrton Senna e o Serviço Social da Indústria (Sesi) estão promovendo a II Feira de Projetos da Juventude do Programa Largada 2000. O objetivo é envolver os jovens na busca de soluções criativas para os problemas das comunidades onde vivem, conscientizando-os da própria importância no contexto social em que estão inseridos.

O programa lançado em 2000 nos Estados do Ceará, Rondônia, Bahia, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal é desenvolvido nas escolas públicas com alunos e professores, para despertar entre eles a cidadania e a autonomia no desenvolvimento de projetos sociais que trarão benefícios para as comunidades onde vivem.

Segundo Taís Peyneau, articuladora e organizadora da feira, serão apresentados mais de 100 projetos de alunos e professores de 15 escolas do DF, através de jornais, sites e rádios escolares, teatro, reciclagem de materiais e o projeto SOS Canela de Ema, de defesa do Parque Ecológico Canela de Ema, idealizado pelos alunos do Centro de Ensino (Cede 4) de Sobradinho II, além de apresentações culturais e oficinas de arte.

"Queremos que os adolescentes se sintam úteis à sociedade e descubram que podem atuar a favor dela, com boas idéias", afirmou. Para Taís, o Game do Largada 2000 é um incentivo à participação dos jovens nos projetos, além da criação do plano Protagonismo Juvenil. "O protagonismo é um plano que envolve os jovens em seu processo educativo e os mobiliza para a atuação social, dando-lhes experiência para influenciar em políticas públicas de melhoria da sua qualidade de vida", concluiu.