Brasília, 9/12/2002 (Agência Brasil – ABr) - A Embrapa Mandioca e Fruticultura lança, na quinta-feira (12), em Cruz das Alamas (BA), a variedade de acerola "Cabocla", a primeira destinada especialmente ao consumo como variedade de mesa. A cultivar é lançada depois de quase 50 anos da chegada ao Brasil das primeiras sementes de acerola (Malpighia punicifolia).
Segundo os pesquisadores da Embrapa, os frutos desta variedade são grandes, firmes, de cor vermelha, com boa palatabilidade e polpa carnuda, adequados para consumo como variedade de mesa. A nova acerola poderá ser utilizada, também, para o processamento de suco, apresentando teor de vitamina C (ácido ascórbico) superior a 1.000 mg a cada 100 g de polpa.
Outra característica da "Cabocla" é que as plantas adultas apresentam produção superior a 40 quilos de frutos por ano, em condições adequadas de suprimento de água e nutrientes. A Embrapa iniciou a pesquisa com acerola em 1994, quando os pesquisadores passaram a coletar plantas para a formação de um banco de germoplasma (genes vegetais) que, atualmente, conta com mais de 100 acessos. Foi dessa coleção genética que os cientistas escolheram a nova variedade, depois de um processo cuidadoso de avaliação de suas características.
O consumo em expansão da acerola, também chamada de "Cereja das Antilhas", deve-se, basicamente, a seu elevado teor de ácido ascórbico (Vitamina C) que, em algumas variedades, alcança até 5.000 miligramas por 100 gramas de polpa. Este índice chega a ser cem vezes superior ao da laranja ou dez vezes ao da goiaba, frutas com alto conteúdo dessa vitamina. (Com informações da Embrapa)