Deficientes auditivos inauguram exposição de artesanato

09/12/2002 - 16h07

Brasília, 9/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - Os deficientes auditivos do Instituto Cultural e Profissionalizante de Pessoas Portadoras de Deficiência do Distrito Federal (ICP Cultural) mostram sua habilidade artística na exposição "O som da arte nas mãos". São esculturas, porta-retratos, panos de prato, bordados, pinturas, artigos natalinos, entre outros produtos feitos pelos próprios deficientes.

O diretor administrativo e financeiro do ICP Cultural, Sueid Miranda Leite, disse que o objetivo da exposição é aumentar a auto-estima dos alunos das oficinas. "É importante mostrar e divulgar a potencialidade dos nossos deficientes para toda a sociedade", destacou.

O Instituto oferece oficinas de pintura, papel e tecelagem para preparar os deficientes para o mercado de trabalho. A idéia, segundo Miranda, é ampliar o número de oficinas a partir do ano que vem.

"As pessoas não entendem que os deficientes auditivos têm apenas dificuldade em se comunicar com as outras pessoas, mas possuem uma grande habilidade e concentração. As oficinas ajudam a melhorar o relacionamento interpessoal e desenvolve o dom artístico que cada aluno tem", afirmou Miranda.

A exposição "O som da arte nas mãos" ficará aberta ao público até o dia 22 de dezembro no auditório do ICP Cultural, em Brasília. Maiores informações pelo telefone: 234-0016.