Comitê propõe eliminar alíquota sobre fundos de investimentos

09/12/2002 - 15h48

Rio, 9/12/2002 (Agência Brasil - ABr) – O comitê executivo do Plano Diretor do Mercado de Capitais e a equipe de transição do governo eleito vão encaminhar ao novo presidente, em janeiro próximo, a proposta de eliminação da alíquota - de 20% - incidente nas aplicações feitas através dos fundos de investimento em empresas emergentes, que formam o microssegmento do mercado de capitais que apóia as pequenas empresas nascentes.

"Esse será o primeiro passo para redução da tributação no mercado de capitais", disse hoje, no Rio, durante reunião da Abrasca-Associação Brasileira das Companhias Abertas, o coordenador do Comitê Executivo do Plano Diretor do Mercado,Thomás Tosta de Sá, ex-presidente da Comissão de Valores Mobiliários, responsável pela criação dos fundos em empresas emergentes, pela Instrução 209.

"Essa é uma excelente sinalização para os agentes do mercado com relação à perspectiva de redução da tributação das aplicações em renda variável, que sofreram aumento da aliquota este ano de 10% para 20%, equalizando-se às aplicações de renda fixa", disse. Segundo Tosta de Sá, o PT está disposto a rever a redução da alíquota para renda variável de 20% para 10%.