Recife lembra Dia Mundial de Luta contra a Aids

29/11/2002 - 15h51

Recife, 29/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - O Dia Mundial de Luta contra a Aids será lembrado na capital pernambucana no próximo domingo, com caminhada pela Avenida Boa Viagem, animada por uma orquestra de frevo com 50 passistas. A idéia é alertar a população sobre a importância do uso do preservativo.

Este ano várias entidades se engajaram na campanha, incluindo 14 Organizações não governamentais ligadas à prevenção e assistência aos portadores do vírus HIV. A programação também inclui apresentação de peças teatrais, maracatus e grafitagem, mostrando que a arte pode ser usada para falar a respeito da doença.

Cerca de 2.800 ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos já estão circulando com faixas adesivas, com os dizeres: " Usar camisinha é andar na linha".

O coordenador nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS, do Ministério da Saúde, Paulo Roberto Teixeira, vai participar dos eventos relacionados à campanha de prevenção à AIDS, na capital pernambucana.

Em companhia do secretário estadual de saúde, Guilherme Robalinho, ele visitará o hospital Correia Picanço, referência estadual no tratamento à vítimas da doença.

Teixeira também irá ao Laboratório Farmacêutico de Pernambuco, Lafepe, conhecer as instalações da nova fábrica de medicamentos sólidos, a ser inaugurada no próximo dia nove. O lafepe produz atualmente sete tipos de remédios para tratamento de AIDS, incluindo o AZT.

Do início da epidemia, em 83, até agora, foram notificados no Estado 5.850 casos de Aids, sendo 4.385 em homens e 1.465 em mulheres. Desse total, 2865 morreram vitimadas pela doença.