Goiânia, 29/11/2002 – (Agência Brasil – ABr) - O presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), Wilson Lang, entrega na próxima terça-feira (3), às 10 horas, a integrantes da Equipe de Transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, um documento denominado "Projeto Brasil", com sugestões na área social.
Segundo Lang, o documento trata de toda a área tecnológica que está sob a responsabilidade do Conselho. "É uma contribuição muito positiva de propostas e horizontes a serem determinados, para que possamos contribuir na redução dos déficits sociais existentes na sociedade brasileira de hoje", disse ele.
Sobre o término do encontro em Goiânia, Wilson Lang afirmou que o resultado foi positivo, porque foram definidas questões específicas sobre o futuro do Confea e isso, certamente, é ainda mais positivo no momento em que a sociedade brasileira opta por um rumo diferenciado para o seu desenvolvimento. "Nós, profissionais da engenharia, da arquitetura e da agronomia, entre outras categorias, temos que nos manter sintonizados com essas novas opções da sociedade porque elas (opções) é que estabelecem novas expectativas, novas ansiedades, e, conseqüentemente, passam a exigir novos compromissos das organizações profissionais e de seus profissionais. E esse é o nosso objetivo maior".
A 59ª Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia foi encerrada hoje com um jantar no Centro de Convenções de Goiânia, com a presença de autoridades locais e de mais de dois mil profissionais destas três áreas e de outras como Geologia, Meteorologia, Geografia, técnicos e tecnólogos, que participaram do encontro, aberto na última terça-feira (26).
Entre os assuntos tratados destacam-se a questão da acessibilidade que foi contemplada no lançamento da cartilha "Fácil Acesso para Todos", que tem o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população e o poder público para a necessidade da adequação dos espaços públicos para o fácil acesso das pessoas portadoras de deficiência especial. E ainda o curso "Normas de Acessibilidade", onde a arquiteta Sandra Fagundes Fernandino, do Ministério Público de Minas Gerais, abordou diversos exemplos e projetos que facilitam a acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais.
Segundo Sandra Fagundes, são fundamentais recursos como vagas mais amplas nos estacionamentos, rampas para subir em ônibus, calçadas especiais onde a preferência seja do pedestre, piso tátil (com textura especial para pessoas com deficiência visual perceberem quando estão atravessando a rua), rampa com inclinação suave que permita a locomoção do usuário de cadeira de rodas, sinalização que permite segurança na travessia de ruas.
A Semana de Engenharia, Arquitetura e Agronomia discutiu ainda temas como a qualidade de vida nas cidades, o marketing profissional e nova lei de sementes. Além disso foram realizadas também palestras, conferências e mini cursos na área de meio ambiente. Foi lançado ainda o novo Código de Ética das categorias que fazem parte do Confea.