Rio, 29 /11/ 2002 (Agência Brasil - ABr) - Com apenas cinco meses de vida, a Oi, primeira operadora GSM (Global System Mobile) do Brasil, ganhou o prêmio Info 2002, promovido pela revista Info Exame, como a melhor operadora móvel do país. A Oi foi indicada por jornalistas e técnicos da redação da Info Exame e ficou à frente da Telesp Celular e da Telemig Celular, com 49% dos votos.
A empresa trouxe para o Brasil a tecnologia GSM, utilizada por 95% dos países do mundo, segundo a GSM Association. Com atuação em 16 Estados brasileiros, a Oi é dona da maior rede GSM da América Latina, com 2,4 mil torres instaladas, e conquistou em apenas quatro meses 700 mil assinantes. A estimativa era atingir 500 mil só em junho de 2003, quando a empresa completa um ano de vida. Para 2010, a expectativa é registrar 10 milhões de usuários e atingir 25% do market share na sua área de cobertura, ficando entre as quatro maiores do setor.
A nova tecnologia possibilita o acesso à Internet rápida, transmissão de dados, vídeo, fotos e música via celular. Além disso, o telefone da Oi é à prova de clonagem. Graças ao sistema de criptografia, que protege tanto a transmissão de dados quanto o serviço de voz do aparelho, é impossível clonar um aparelho GSM. Até hoje, nenhum caso de clonagem foi registrado em países que utilizam essa tecnologia. A entrega do Prêmio INFO 2002 será realizada no Hotel Meliá, em São Paulo, no dia 3 de dezembro.