CEF lança cartão de certificação digital

29/11/2002 - 18h04

Brasília, 29/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - O ministro-chefe da Casa Civil, Pedro Parente, ressaltou hoje, na solenidade de lançamento do Cartão de Certificação Digital da Caixa Econômica Federal, a importância do Governo Eletrônico para a inclusão digital no país. Parente disse que o Brasil se coloca numa posição de vanguarda na informatização, pois hoje 95% das declarações de Imposto de Renda são feitas via eletrônica, 91% das quais pela Internet. O sucesso do Governo Eletrônico, segundo Parente, deve ser atribuído ao entusiasmo do povo brasileiro por coisas novas e essa evolução reduz as diferenças sociais com a inclusão digital.

Ao lançar hoje o sistema de certificação digital, a Caixa Econômica se torna a primeira instituição financeira a oferecer o serviço, já a partir de dezembro, que permitirá a identificação de pessoas físicas e jurídicas à distância, transferindo via Internet identificação pessoal, documentos e contratos, desburocratização e facilitando o processo de atendimento.

O presidente da CEF, Waldery Albuquerque afirmou que esse novo serviço garantirá o progresso das relações comerciais via Internet, sendo um salto significativo na utilização dos serviços, com sigilo, segurança e rapidez, reduzindo o custo Brasil, possibilitando a comercialização de novos produtos e serviços, e tudo com validade jurídica. A tendência, segundo ele, é que o sistema se torne uma rotina do cotidiano do Brasil, com a adesão de outras instituições. As informações são criptografadas no processo de transmissão, o que permite a segurança da transmissão, criando também uma sinergia com a rede de distribuição da CEF e o sistema bancário, destacou. De posse de um cartão individual o cidadão, ou uma empresa pode enviar a distância a certificação de qualquer documento.

No início deste mês a Caixa passou por uma auditoria do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e foi autorizada a começar a emitir os certificados digitais na condição de Autoridade Certificadora legalmente reconhecida. O sistema vai integrar o projeto do Portal de Serviços e Informações de Governo – E-Governo, site da administração pública federal que indica de modo direto e unificado os serviços e informações disponibilizados pelo Governo na Internet. O governo eletrônico do Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking de competitividade na infra-estrutura de rede de tecnologia da informação de toda a América Latina.

A meta da CEF é certificar 1,2 milhão de correntistas que utilizam o Internet Caixa. Empresas fornecedoras de produtos e serviços que utilizam o portal eletrônico de compras e as empresas que enviam para a caixa informações de recolhimento de FGTS de seus empregados também serão certificadas.

Com a certificação digital será possível a autenticação e verificação da identidade digital das partes envolvidas numa transação a distância, incluindo o reconhecimento da assinatura das pessoas que trocam informações ou realizam transações comerciais via Internet com segurança, sigilo e autenticidade.