Seminário discute fortalecimento da caprinocultura

28/11/2002 - 14h03

Recife, 28/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - O município de Floresta, no Sertão de Pernambuco, a 439 quilômetros da capital, sedia hoje o Seminário Internacional de Caprinos e Ovinos, evento promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) em parceria com a prefeitura Municipal de Floresta, Federação de Agricultura do Estado de Pernambuco (FAEPE) e Banco do Nordeste (BN).

Com a participação de criadores da Região Nordeste, de outros Estados brasileiros e estrangeiros, o objetivo do encontro é promover o fortalecimento da caprinocultura com foco no mercado, no meio ambiente e na cultura do associativismo, a fim de melhorar a qualidade e quantidade dos produtos desenvolvidos.

Na pauta dos assuntos em debate estão: "Experiências Internacionais de apoio à Caprinovicultura"; "Desenvolvimento Sustentável da Caprinovicultura no semi-árido" e "Experiências Nacional de apoio a Criação de Caprinos e Ovinos".

Para o Secretário Estadual de Produção Rural e Reforma Agrária, Gabriel Maciel, a troca de experiências entre os criadores, é fundamental para aprimorar as tecnologias de manejo dos rebanhos de caprinos e ovinos, aumentando a renda das pessoas envolvidas no setor.

Gabriel lembrou que o Govêrno de Pernambuco tem investido de maneira significativa no setor, através da inclusão da carne de bode na merenda regionalizada das escolas da rede estadual de ensino e do trabalho de inseminação artificial, realizado no interior do Estado, com a finalidade de melhorar a qualidade genética do rebanho pernambuco de caprinos e ovinos.