Presidente do Confea destaca novo código de ética da área tecnológica

28/11/2002 - 12h06

Goiânia, 28/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - O Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) lançou, nesta semana, o novo código de ética da área tecnológica brasileira. O novo código foi lançado na abertura da 59ª Semana Oficial da Engenharia, Arquitetura e Agronomia, em solenidade presidida pelo engenheiro civil Wilson Lang, presidente do Confea. Na solenidade, foram homenageados os ex-conselheiros federais por relevantes serviços prestados à nação, e que concluíram seus mandatos em 2001. Receberam a Medalha do Mérito, maior honraria do Sistema Confea/Crea/Mútua, 12 profissionais indicados pelos conselhos regionais, instituições de ensino e entidades de classe.

Wilson Lang disse que o Código de Ética dos Profissionais da Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, referendado por 29 entidades, com seus 14 artigos, marca o início de uma nova e promissora fase do processo de trabalho profissional a partir de 1º de agosto de 2003, quando entra em vigor. "Ele abrange os profissionais do Sistema Confea/Crea, suas modalidades e especialidades em todos os níveis de formação", ressaltou Lang. Segundo ele, o código resulta de profundas transformações políticas e sociais ocorridas no Brasil e no mundo, tendo reflexos também nos profissionais do sistema.

O governador de Alagoas, Ronaldo Lessa, que também participou da cerimônia, elogiou o comprometimento e a essência do novo código, destacando sua importância para os profissionais da engenharia. Em discurso, Lessa renovou a esperança no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, afirmando que "a sociedade brasileira, com certeza, será a maior beneficiada com um governo que se propõe a administrar o país dentro de uma transparência moral e ética".