Ministério da Saúde entrega Prêmio Incentivo em Ciência e Tecnologia

28/11/2002 - 12h09

Brasília, 28/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - O Ministério da Saúde entregou hoje o Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia, no Memorial JK. O evento contou com a presença dos ministros da Saúde, Barjas Negri, da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg, e dos representantes no Brasil da Unesco, Jorge Werthein, e na Organização Panamericana de Saúde (Opas), Jacobo Finkelman.

O prêmio é um reconhecimento publico aos pesquisadores que desenvolvem pesquisas aplicáveis no Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo o bem-estar, a qualidade de vida e a redução das desigualdades relativas à saúde da população.

O Ministério da Saúde recebeu este ano 294 trabalhos científicos, separados entre as categorias de tese, dissertação e monografia. Um pesquisador de cada categoria foi contemplado. Menções honrosas também foram destinadas aos destaques.

Em seu discurso, o ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg, ressaltou que o governo Fernando Henrique muito contribuiu para o sucesso das atuais políticas de saúde, área que, segundo ele, é uma das mais dinâmicas no âmbito do conhecimento. O ministro também apresentou dados que mostram ter aumentado em 80% os estudos na área da saúde desde 1988.

Entre os trabalhos premiados está tese de doutorado sobre a dengue, que estuda a dinâmica de circulação do mosquito nos espaços urbanos e como se dão as ações de combate vetorial. "O investimento em pesquisas desse caráter é fundamental. No caso da dengue, o conhecimento que temos hoje é insuficiente no combate à doença. Meu estudo constatou que o simples controle do mosquito não impede a proliferação do vírus. Por isso, incentivos como este são mais do que necessários, são urgentes", disse Maria da Glória Lima Cruz Teixeira, autora do trabalho, que recebeu das mãos do ministro Barjas Negri prêmio no valor de R$ 15 mil.

Outros trabalhos também trazem assuntos atuais, como a questão da nutrição no programa Saúde da Família, implantado pelo Governo Federal, fundamentado na reorientação da saúde no país, assunto prioritário na pauta do novo governo.