Brasília, 28/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - Os zoológicos de Caratinga, Estrela Dalva, João Monlevade, Pará de Minas e Timóteo, todos em Minas Gerais, podem ser fechados pelo Ibama. A recomendação é da equipe formada por técnicos do órgão, Sociedade de Zoológicos do Brasil e da ONG Fundação Relictos. Já o zôo de Belo Horizonte deve ser alçado à categoria A, e o de Ipatinga deve conseguir o registro. Estas informações foram divulgadas hoje pelo gerente- executivo do Ibama/MG, Jader Figueiredo.
Segundo Figueiredo, alguns zoológicos assinarão, com a intermediação do Ministério Público, Termo de Ajustamento de Conduta, sendo a chance derradeira para que se adequem à legislação pertinente.
A "Operação Zoológico Legal", visa o diagnóstico da situação dos 137 zoológicos brasileiros que possuem processos de obtenção de registro no Ibama. Em Minas foi executada em parceria com a Sociedade de Zoológicos do Brasil (SZB) e a Ong Fundação Relictos, no período de 24 de junho a 24 de agosto de 2002.
Tendo em vista a situação lastimável em que se encontravam os animais de dois dos 22 (vinte e dois) zoológicos "cadastrados" na GEREX/MG, foram executadas ações emergenciais para desativação, transferência dos animais e descaracterização dos Zoológicos Municipais das cidades de Andradas (Região Sul) e Patos de Minas (Região Alto Paranaíba).