Porto Alegre, 28/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - O Dia Mundial de Luta contra a Aids será comemorado no próximo domingo, em Porto Alegre, com a distribuição de material informativo e 25 mil preservativos. Este ano, o preconceito será tema de reflexão. O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi instituído em 1988, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como data simbólica de conscientização. As atividades desenvolvidas nesse dia visam divulgar mensagens de esperança, solidariedade, prevenção e incentivo a novos compromissos de luta contra a doença. A iniciativa foi referendada pelo Sistema das Nações Unidas, através da Assembléia Mundial de Saúde, e tem o apoio dos governos e organizações da sociedade civil de todos os países.
A cada ano, a OMS elege a população que registrou a maior incidência de casos de HIV/Aids e define estratégias para uma campanha com ações de impacto e sensibilização sobre a questão. Porto Alegre é a terceira capital brasileira em casos notificados. De 1983 até hoje, foram registrados 10 mil casos de Aids. Nos últimos anos, a média é de 800 a mil casos por ano, segundo dados da OMS. O Programa de Redução de Danos tem dois objetivos: prevenir o uso indevido de drogas e as infecções pelo HIV e outros agentes de transmissão sexual, como a sífilis e hepatite entre usuários de drogas injetáveis.
Através deste programa, vários usuários de drogas reduzem o consumo ou entram em abstinência parcial ou completa. O usuário de drogas passa a receber informações e orientação para proteger-se de doenças e buscar tratamento. Mas, principalmente, é tratado com respeito e dignidade, e através de seu trabalho, obtém a reinserção social como cidadão. Os resultados do programa indicam que muitos usuários de drogas, após a vinculação com o programa, passaram a desenvolver auto-cuidado, conseguindo obter trabalho fixo e moradia.