Alencar fala de economia na Associação Comercial do Rio

28/11/2002 - 18h04

Rio, 28/11/2002 (Agência Brasil - ABr) – A redução da taxa básica de juros praticada no Brasil está sendo estudada pelos técnicos responsáveis pela política econômica do novo governo, disse hoje, no Rio, o vice-presidente eleito, José Alencar. Ele esclareceu, no entanto, que não sabe se uma possível redução poderia ser anunciada já no início do futuro governo. Cuidaremos deste assunto com zelo, para evitar atropelo na vida cotidiana do país, afirmou.

Alencar apontou o custo do capital brasileiro como um dos fatores mais perversos em relação à capacidade competitiva do país, no comércio exterior. Como exemplo, citou a taxa de juros real norte-americana, que é praticamente negativa, como a do Japão, e a européia, da ordem de 3,5%, com uma inflação prevista, este ano, em torno de 2,2%, próxima de 1%, contra uma taxa real no Brasil de 10%, superando em 10 vezes a da Europa e em 20 vezes a dos Estados Unidos.

Isso tem que mudar, afirmou, para que o Brasil possa competir com igualdade de tratamento. O sistema tributário é outro entrave às exportações brasileiras, por causa do imposto em cascata. "Estamos premiando as importações e punindo as exportações, quando precisamos fazer o contrário", disse, acrescentando: "temos que utilizar os instrumentos de política monetária, de política tributária e de política fiscal em favor da economia brasileira. E faremos isso".