Apicultores de Pernambuco discutem formação de consórcio

18/05/2002 - 19h02

Recife, 18 (Agência Brasil - ABr) - A apicultura pernambucana será discutida na reunião de trabalho que acontece em Arapirana, a 692 quilômetros do Recife, promovida pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar de Pernambuco (Pronaf).

Segundo o secretário de Produção Rural e Reforma Agrária e secretário executivo estadual do Pronaf, Gabriel Maciel, o objetivo do encontro com apicultores do sertão do Araripe, é apresentar a proposta do Ministério do Desenvolvimento Agrário para a implantação de Consórcio Intermunicipal de Apoio à Apicultura do estado, visando o fortalecimento das cadeias produtivas desenvolvidas pelos pequenos apicultores.

A produção estadual de mel , com 1,2 mil toneladas, é a terceira do Nordeste, atrás do Piauí e da Bahia e a décima na classificação nacional". Em Pernambuco são consumidas três mil toneladas de mel, de forma industrial e in natura, e há 400 apicultores, centralizados nos municípios do Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana da capital, Passira, Bezerros e Gravatá, no Agreste, Ibimirim, Sertânia, Arcoverde e Ararapina, no sertão do estado.