Fórum Econômico Mundial: crise nos orçamentos é principal preocupação

16/01/2014 - 10h12

Da Agência Brasil *

Brasília - As crises nos orçamentos das principais economias, o desemprego, a falta de água, as severas disparidades de rendimento e as dificuldades na adaptação às mudanças climáticas constituem as principais preocupações identificadas no relatório de 2014 do Fórum Econômico Mundial.

“À medida que os sistemas internacionais de finanças, as redes de abastecimento, a saúde, energia, internet e o meio ambiente se tornam mais complexos e interdependentes, o seu nível de resiliência vai determinar se se tornam baluartes da estabilidade global ou amplificadores de choques em cadeia", diz a nona edição do relatório Riscos Globais 2014, divulgado hoje (16) pelo Fórum Econômico Mundial.

"A natureza sistêmica dos riscos mais significativos obriga procedimentos e instituições que estejam globalmente coordenados, mas que sejam flexíveis localmente”, acrescenta o texto.

Os principais riscos que os participantes do fórum identificaram foram as crises orçamentais nas principais economias, o desemprego ou subemprego estruturalmente alto, as crises da água, o fracasso na adaptação e mitigação das alterações climáticas e da governança global, as crises de alimentos, a falha nas maiores instituições e mecanismos financeiros, além da profunda instabilidade política e social.

O documento acrescenta que, “como os riscos globais não foram realmente atacados, os efeitos sociais, econômicos e políticos podem ter grande alcance, como se comprova nos impactos continuados da crise financeira de 2007 e 2008".

* Com informações da Agência Lusa

Edição: Graça Adjuto