Milhares de israelenses se despedem de Ariel Sharon

12/01/2014 - 16h24

Da Agência Télam

Jerusalém – Milhares de israelenses fizeram fila para se despedir do ex-primeiro-ministro Ariel Sharon na sede do parlamento em Jerusalém, um dia antes do enterro do líder em sua fazenda no sul do país.

O corpo ficou seis horas no caixão fechado, envolto pela bandeira de Israel. Um dos primeiros a visitar o pátio interno do Knesset (parlamento) foi o presidente israelense e Prêmio Nobel da Paz, Shimon Peres, que depositou flores ao lado do caixão. Mais tarde, o presidente do parlamento, Yuli Edelstein, repetiu o gesto, enquanto dois rabinos militares recitavam salmos e orações fúnebres.

Sharon morreu ontem aos 85 anos, depois de oito anos de coma provocado por um derrame cerebral. Sua partida refletiu sentimentos nacionalistas em Israel e uma mescla de dor e ódio entre os palestinos, que se lembram do ex-primeiro-ministro por décadas de repressão e ataques sangrentos.

O parlamento israelense ficou aberto ao público por seis horas, das 12h às 18h (horário local, das 7h às 13h no horário de Brasília), para receber os milhares de israelenses que enfrentaram o frio e fizeram fila para se despedir do homem que marcou a história e o destino de seu país e do Oriente Médio.

Em todo o momento, o caixão esteve sob o olhar de quatro generais israelenses, que, no fim da tarde, retiraram os restos do ex-premier e um dos chefes militares mais duros e controversos da história do país. Apesar de ter em sua conta vários massacres contra palestinos e a morte de 5 mil pessoas, a maioria na repressão à segunda Intifada, Sharon foi velado como um herói nacional.

Antes de começar a reunião semanal do Conselho de Ministros, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu recordou o antigo aliado. “Creio que [Sharon] será lembrado para sempre no coração do povo judeu como um de seus mais proeminentes líderes e mais audazes comandantes”, disse o dirigente.

Amanhã (13) será a cerimônia oficial de sepultamento. Segundo o programa divulgado pelo governo, o funeral de Estado começará às 9h30 (4h30 em Brasília) dessa segunda (13) no Knesset e será liderado pelo presidente Peres, por Netanyahu e pelo primeiro escalão político de Israel. Dois parentes de Sharon discursarão durante o evento.

Confirmaram presença o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o presidente da Duma (parlamento russo), Sergey Naryshkin, o chanceler alemão, Frank Walter Steinmeier, e o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair.

Por volta das 13h30 (8h30 em Brasília), um comboio dirigido por seis generais transportará os restos do ex-chefe militar até sua fazenda, no deserto de Negueve, no sul do país. O corpo será enterrado em cerimônia privada ao lado do túmulo da segunda esposa de Sharon, Lili, falecida em 2000.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil