Niterói terá novas sirenes para alertar sobre riscos de deslizamento

10/01/2014 - 12h06

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A prefeitura de Niterói começou a instalar nesta semana 30 sirenes que vão alertar os moradores de áreas de risco sobre deslizamentos de terra. A previsão é que as sirenes e dez pluviômetros sejam instalados até o fim deste mês e comecem a funcionar a partir da segunda quinzena de fevereiro.

Assim como ocorre com outras sirenes já instaladas no estado do Rio, a Defesa Civil de Niterói vai monitorar a intensidade das chuvas pelas informações obtidas dos pluviômetros. Se for observado um nível de intensidade elevado, as sirenes serão acionadas por computador ou manualmente.

O subsecretário de Defesa Civil de Niterói, Walace Medeiros, disse que as sirenes melhorarão o sistema de prevenção de deslizamentos e cheias no município, que conta com uma estação meteorológica e 17 pluviômetros instalados.

“Estamos sujeitos a efeitos climáticos de maior intensidade. No caso de Niterói, são as chuvas fortes. Esse sistema de sirenes vem complementar o trabalho de monitoramento. Quando o risco for iminente, soaremos as sirenes para levar os moradores até o ponto de encontro, que é uma área segura”, informou o subsecretário.

Ainda segundo Medeiros, os trabalhos de prevenção às chuvas, que normalmente atingem o município em janeiro, começaram em novembro do ano passado. “Os cidadãos das comunidades já estão conscientizados. Estamos trabalhando desde novembro para conscientizar essas pessoas. Capacitamos e empregamos algumas pessoas como voluntárias nos Nudecs [Núcleos de Defesa Civil]”.

O subsecretário informou que, quando o município é atingido por fortes chuvas, os Nudecs são acionados. Assim, os voluntários percorrem as encostas das comunidades para verificar se há sinais de deslizamentos de terra. Casa haja, a comunidade é evacuada para prevenir possíveis desastres.

“Já temos dez Nudecs, estamos concluindo mais um nesta semana e devemos iniciar outro na semana que vem. Nossa meta é que, até o fim do ano, sejam instalados mais 15 Nudecs”, resssaltou Medeiros.

Edição: Marcos Chagas

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil