PAC 2 doou mais de 10 mil máquinas para ajudar prefeituras a conservar estradas vicinais

08/01/2014 - 13h29

Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) contabiliza que, ao longo de 2013, foram doados mais de dez mil equipamentos como retroescavadeiras, motoniveladoras, caminhões e pás carregadeiras a todos os 5.061 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes. As doações estão previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2 Equipamentos).

Apesar de esses equipamentos terem como finalidade a conservação de estradas vicinais para fortalecer o escoamento da produção agrícola familiar, no início do ano, cerca de 4,6 mil deles tiveram como destino municípios do Semiárido que se encontravam em situação de emergência ou estado de calamidade pública devido à falta de chuva.

O MDA informa que já foram beneficiadas aproximadamente 25 milhões de pessoas do meio rural. A expectativa é que, em 2014, sejam doados mais 7.992 equipamentos. O custo total do programa de aquisição de maquinário é R$ 5 bilhões. A previsão é que sejam distribuídas 18.073 equipamentos – 5.071 retroescavadeiras; 5.061 motoniveladoras; e 5.061 caminhões-caçamba; além de 1.440 caminhões-pipa e 1.440 pás carregadeiras para os municípios castigados pela estiagem.

Em nota, o ministro da pasta, Pepe Vargas, diz que o PAC 2 Equipamentos dota as prefeituras com máquinas que melhoram a mobilidade no campo e as estradas vicinais, “por onde passam pessoas, alimentos e também o transporte escolar e os medicamentos”. Segundo ele, a entrega desses equipamentos significa o atendimento de 83% da população brasileira que mora no meio rural.

Edição: Denise Griesinger
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil