Umidade relativa do ar no DF e no leste de Goiás pode ficar abaixo de 30%

06/01/2014 - 11h43

Ana Cristina Campos
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Moradores do Distrito Federal e do leste de Goiás devem redobrar os cuidados com o calor e com a umidade relativa do ar, que deve ficar abaixo de 30% até sexta-feira (10). Segundo a meteorologista Odete Chiese, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Brasília deve ter temperatura máxima nesta segunda-feira (6) de 31 graus Celsius (°C) e a umidade relativa do ar pode chegar a 25% entre as 15h e as 17h.

No leste de Goiás, o cenário de calor e seca também se repete. Em Goiânia, a temperatura máxima pode atingir hoje 34 ºC e a umidade relativa do ar pode chegar a 25% na parte da tarde. “Podem ocorrer chuvas rápidas, mas não vão ajudar a amenizar o calor. Não há previsão de frente fria com pancadas de chuva até sexta-feira”, disse a meteorologista.

Com o objetivo de amenizar os efeitos da seca e do calor, a Defesa Civil do DF orienta a população a aumentar a ingestão de líquidos, principalmente água; evitar banhos longos com água quente e o uso excessivo de sabonete, para não tirar a oleosidade natural da pele; usar roupas leves e colocar bacias e toalhas molhadas nos ambientes.

A Defesa Civil recomenda que a população use guarda-chuva nos horários de sol forte, evite exercícios físicos ao ar livre no período entre as 10h e as 17h e pingue duas gotas de soro fisiológico em cada narina, pelo menos seis vezes por dia, para evitar ressecamento nasal e sangramento.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil