Ataques deixam 40 mortos na República do Congo

30/12/2013 - 15h26

Da Agência Telesur

Brasília – Pelo menos 40 homens morreram nesta segunda-feira (30) em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, quando tentavam invadir a sede da Rádio e Televisão Nacional Congolesa, o aeroporto internacional e a sede do Estado Maior.

O porta-voz do governo, Lambert Mende, informou que “16 homens morreram no aeroporto, oito na emissora de rádio e 16 na sede do Estado Maior. Não há informações sobre vítimas civis, nem de vítimas entre as forças de segurança”.

Lambert Mende disse que os autores do ataque ainda não foram identificados. “Nossa cidade sofreu um ataque terrorista por um grupo ainda não identificado. Os homens tinham o único objetivo de semear pânico e terror um dia antes da celebração das festas de Ano Novo”, afirmou.

Os ataques foram feitos por cerca de 70 homens, dos quais 40 foram mortos, segundo os cálculos oficiais.

No último dia 16, pelo menos 21 pessoas foram mortas e alguns corpos mutilados em um ataque de "extrema brutalidade", segundo a missão da ONU no país. A maioria das vítimas foi assassinada com armas brancas, nas aldeias Musuku e Mwenda, província de Kivu do Norte.