Sobe para 15 número de mortes devido às chuvas no Espírito Santo

25/12/2013 - 13h34


Alex Rodrigues
Repórter Agência Brasil

Brasília – A morte de um homem, em Colatina (ES), nesta quarta-feira (25), elevou para 15 o número de vítimas das chuvas que castigam o Espírito Santo desde o começo de dezembro. Há informações de que mais dois corpos foram encontrados esta manhã e que outros três moradores de Colatina estão desaparecidos, mas a Defesa Civil Estadual ainda não confirmou os dados. O governo estadual decretou situação de emergência ou estado de calamidade em 48 das 78 cidades capixabas.

A maioria das mortes (8) ocorreu em Itaguaçu onde, ontem (24), a Defesa Civil estadual chegou a comunicar indevidamente um óbito a mais – informação corrigida ao longo do dia. Três vítimas fatais são de Colatina; duas de Baixo Guandu; uma de Nova Venécia e uma de Domingos Martins.

Até ontem, os estragos causados pelas chuvas já haviam obrigado 49.886 capixabas a deixarem suas casas. Desses, 5,3 mil tiveram que ir para abrigos. Outros 44.586 foram acolhidos por parentes ou amigos. As próprias autoridades estaduais, no entanto, reconhecem que os números podem ser maiores, pois a dificuldade de acesso às regiões mais afetadas tem dificultado o socorro e o diagnóstico preciso da situação.

Muitas cidades estão isoladas, sem comunicação, água potável e energia elétrica. Em Vila Velha e Serra, duas das cidades da Região Metropolitana da Grande Vitória que a presidenta Dilma Rousseff sobrevoou ontem, há bairros inteiramente alagados, com ruas intransitáveis e barragens prestes a transbordar.

A estimativa é que cerca de 20 mil quilômetros de estradas tenham sido destruídas ou danificadas. Esta manhã, o Rio Doce transbordou próximo à cidade de Linhares, bloqueando o tráfego de veículos entre os quilômetros 150 e 155 da BR-101.

A Defesa Civil estadual pediu o apoio de pessoas que possuam barcos leves a fim de socorrer às vítimas das enchentes. Voluntários podem procurar informações nas unidades do Corpo de Bombeiros das cidades afetadas.

As perdas da agricultura e pecuária são grandes e, em todo o estado, comércio, indústria e serviços foram prejudicados. O governo estadual abriu linhas de crédito especiais para as vítimas das chuvas. Após sobrevoar algumas das áreas afetadas, a presidenta Dilma anunciou que o governo federal dará todo apoio financeiro para recuperar o estado. Dilma também disse que o Poder Executivo federal está mobilizado para ajudar no pronto atendimento das vítimas e garantiu que o governo federal investiu cerca de R$ 600 milhões em obras de prevenção no Espírito Santo.

“Em casos como este, aqui no Espirito Santo, o trabalho dos Ministérios, nesse momento inicial, é salvar vidas e garantir abrigo às pessoas que necessitam. Além das iniciativas emergenciais já anunciadas para assistência à população afetada, o governo federal tem o investimento de R$ 600 milhões em obras de prevenção no Espírito Santo”, disse a presidenta.

O Ministério da Saúde está enviando remédios e profissionais da Força Nacional e do Sistema Único de Saúde (SUS) para atender à população. Os 129 profissionais do Programa Mais Médicos que já atuavam em 19 cidades capixabas foram orientados a priorizar o atendimento em atenção básica, principalmente entre pacientes gestantes, hipertensos, diabéticos, crianças com menos de um ano e pessoas em tratamento renal e contra câncer. O ministério também disponibilizou duas toneladas de medicamentos e insumos para atender cerca de 15 mil pessoas por mês. Entre o material enviado estão 20 mil frascos de hipoclorito de sódio – composto químico usado na desinfecção de água potável para garantir a qualidade do líquido consumido pela população.  

Edição: Denise Griesinger
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil