Brinquedos de parques de diversão no Rio passarão a ter certificação do Inmetro e Ipem

20/12/2013 - 18h26

 

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Entrou em vigor hoje (20) uma lei estadual que determina a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem) em brinquedos de parques de diversões ou de lazer do Rio de Janeiro para aumentar a segurança dos frequentadores. A Lei 6.644 foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira e os órgãos ainda serão notificados.

Além da avaliação dos institutos, a vistoria do Corpo de Bombeiros continuará para intensificar a prevenção de acidentes. Segundo o autor da lei, deputado Dionísio Lins (PP), técnicos irão visitar os parques para fazer um laudo de constatação, aprovando ou não os brinquedos. 

"Normalmente era expedido somente a certificação dos bombeiros. Eles avaliavam, autorizavam e davam a licença, para então o alvará ser concedido. Mas nós acompanhamos muitas vezes diversos tipos de acontecimentos de pessoas que utilizaram parque de diversão com equipamentos que não estavam devidamente em condições, ou seja, podendo causar risco aos usuários. Essa lei obriga a avaliação do bombeiro e a certificação do Inmetro e Ipem", disse.

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil