Decisão sobre compra de aviões-caça sai nesta tarde

18/12/2013 - 14h28

Yara Aquino e Paulo Victor Chagas
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff informou, há pouco, que já foi tomada a decisão sobre a compra de caças pelo governo brasileiro. O governo brasileiro estuda a compra de 36 aviões-caça, cuja concorrência está entre três países.
 
"Quero informar que instruí o ministro da Defesa, Celso Amorim, a anunciar hoje [18] a decisão quanto à compra do FX. E quanto à parceria que iremos fazer para o FX-2", disse Dilma, durante cerimônia de cumprimento aos novos oficiais-generais.

O chamado Projeto FX-2 teve início em 2001. Aeronaves de três países disputam o contrato com o governo brasileiro, o Boeing F-18E/F Super Hornet, dos Estados Unidos; o Dassault Rafale F3, da França, e Saab Gripen NG, da Suécia. O modelo escolhido substituirá os Mirage 2000, que serão aposentados em dezembro deste ano.

O Ministério da Defesa detalhará, nesta tarde, os termos da aquisição dos aviões.

A compra dos caças deve envolver a transferência de tecnologia para o Brasil, condição prevista na Estratégia Nacional de Defesa.  A escolha do país que irá vender as aeronaves e transferir tecnologia ao Brasil foi fruto de polêmica no último ano do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que teria manifestado preferência por caças de uma empresa francesa. Na época, companhias de outros países entraram na briga pelo negócio e a transação nunca foi efetivada.

Edição: Nádia Franco//O último parágrafo foi alterado às 14h50 para esclarecimento de informação

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil