Empresários do comércio de SP reduzem a confiança na economia

16/12/2013 - 11h46

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Após três vezes seguidas em alta, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) apresentou queda de 2,3%, em novembro, ao atingir 118,7 pontos ante 121,5 pontos em outubro.

A pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) avalia a percepção do setor sobre a evolução de seus negócios e às expectativas em relação à economia do país com base em uma escala que vai de 0 a 200 pontos.

Foi constatada redução nos três componentes do índice: o Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio (Icaec) (-5,6%). Já o que avalia a expectativa em torno da economia recuou 1,7%; e o que mede a intenção de investimento foi 0,7% menor do que em outubro. Neste último caso, o resultado reflete a redução de 2,3% na intenção de contratar empregados e, ao mesmo tempo, o aumento de 2,7% no interesse em investir na empresa.

Quanto ao nível de estoque ocorreu uma baixa de 2,3%: 34,5% dos entrevistados declaram que consideram inadequado o nível de estoque. Por meio de nota, a FecomercioSP justificou a propensão para novos investimentos como consequência das vendas de final de ano. A entidade, porém, apontou que os empresários estão preocupados com o risco de uma queda nas vendas provocada pelas atividades econômicas mais fracas e pelo aumento da inflação.

 

Edição: José Romildo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à
Agência Brasil