Tombini: Brasil está bem posicionado no processo de superação da crise internacional

12/12/2013 - 10h54

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Brasil tem experimentado “um gostinho” das oscilações nos mercados internacionais, no atual processo de normalização das condições financeiras e monetárias internacionais. A avaliação é do presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini que, na manhã de hoje (12), participou de confraternização com jornalistas.

“A gente tem sentido um gostinho dessa volatilidade que se instalou nos mercados internacionais desde meados de maio, com altos e baixos. Mas é a volatilidade do bem no sentido que isso vem em função de um início de processo de normalização das condições financeiras e monetárias internacionais”, disse.

Segundo Tombini, depois de cinco anos da crise financeira internacional, esse processo de transição se iniciou, mas não há sincronização entre as economias do mundo. Mas, ele destacou que os Estados Unidos, a principal economia do mundo, já avançaram nesse processo de normalização. “Há uma transição para um mundo melhor, no sentido que a economia global deve apresentar recuperação em relação aos últimos cinco anos. O comércio internacional deve se beneficiar. E países como o nosso poderão aproveitar daqui para frente”, disse.

Tombini enfatizou que o Brasil está “bem posicionado” para passar por esse período da “forma mais tranquila possível”. Ele acrescentou que o BC cumprirá os objetivos manter a política monetária e a estabilidade do sistema financeiro.

O presidente do BC também disse que a inflação acumulada nos 12 meses vem caindo, nos últimos cinco meses e “isso vai continuar”. “O Banco Central tem estado em todo esse período vigilante no sentido de fazer isso acontecer”, destacou.

Tombini destacou ainda que o país está avançando para acelerar a recuperação e a construção da infraestrutura. “Um elemento importante para frente são os investimentos. O país está colocando uma ênfase grande na questão da infraestrurura e da logística”, disse.

 

Edição: José Romildo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil