Temer e embaixador sul-africano participam de missa em memória de Nelson Mandela

10/12/2013 - 21h59

Paulo Victor Chagas
Repórter da Agência Brasil 

Brasília – O presidente da República em exercício, Michel Temer, participou há pouco em Brasília de uma missa em memória de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul falecido na última quinta-feira (5). 

Na cerimônia religiosa, celebrada pelo arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha, estiveram presentes o embaixador da África do Sul no Brasil, Mphkama Mbete, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, e o ministro da Defesa, Celso Amorim.

Ao falar sobre o líder sul-africano, o presidente Michel Temer ressaltou Mandela como um exemplo a ser seguido para um mundo melhor. “Sentimos tanto a falta dele porque precisamos do seu exemplo. Mandela, porém, continua presente entre nós porque nos mostrou o que podemos ser, sua presença era lembrança constante de que podemos sonhar com algo muito melhor”, declarou Temer, depois de dizer que o mundo todo perdeu um ente querido na semana passada.

“A vida de Mandela só continuará a brilhar no mundo como uma luz permanente se trabalharmos para melhorar o lugar onde vivemos”, ressaltou o presidente em exercício. “Amigos da África do Sul, em meu nome e do povo brasileiro, reitero as condolências do povo brasileiro e, com a oração de todos aqui presentes, desejo que Deus abençoe, como está abençoando, Nelson Mandela”, acrescentou.

Para o arcebispo Sérgio da Rocha, o exemplo de Mandela é um estímulo a todos que se empenham na defesa dos direitos humanos, ao lembrar que hoje é Dia Internacional dos Direitos Humanos. “Nelson Mandela era uma homem pacificado, reconciliado, sem ressentimento. Por isso foi capaz de contribuir para a preservação da paz”, disse o religioso durante a missa.

A presidenta Dilma Rousseff retorna neste momento da África do Sul, onde participou, ao lado de chefes de Estado e de Governo de mais de 100 países, de uma cerimônia em homenagem ao líder morto.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil