Famílias de Queimados atingidas por temporal devem começar a receber o aluguel social

10/12/2013 - 20h07

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria de Habitação, está fazendo o cadastramento das famílias que moram em áreas de risco, principalmente às margens dos rios, para serem inseridas no aluguel social, que vai atender a cerca de 600 famílias no município, localizado na Baixada Fluminense, atualmente em situação de emergência.

De acordo com o secretário de Habitação, Cacau Nogueira, até o fim semana será finalizada a relação de documentos dos moradores atingidos pelo temporal da semana passada e que tiveram suas casas interditadas. O aluguel social deve começar a ser pago a partir da próxima segunda-feira (16). O secretário disse ainda que a expectativa é que, até o segundo semestre de 2014, essas famílias já estejam incluídas no Programa Minha Casa, Minha Vida, nas unidades habitacionais do bairro Jardim da Fonte.

O prefeito Max Lemos falou sobre a solução imediata para a população ribeirinha. “Não podemos esperar mais, eles perderam bens, e não vamos aguardar perderem vidas. A prefeitura vai pagar o aluguel social para todos que concordarem em sair das áreas de riscos. Após, eles vão para os condomínios do programa social Minha Casa, Minha Vida, que vão ficar prontos em seis meses”, explicou.

Lemos disse ainda que a prefeitura está organizando outros serviços para atender à população. “Nós montamos também uma força tarefa com a nossa equipe para além do aluguel social, para ajudar esses moradores com o atendimento básico, já que eles perderam móveis e eletrodomésticos. Nós já tivemos aqui antes e muitas famílias que moram às margens do rio não aceitaram sair de suas casas, mas agora a realidade é outra”, explicou.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil