PEC da Irrigação é aprovada em primeiro turno na Câmara

03/12/2013 - 22h08

Luciano Nascimento
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os deputados aprovaram na noite desta terça-feira (3) em primeiro turno a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 368/09 que prorroga por 15 anos a aplicação de percentuais mínimos dos recursos para irrigação nas regiões Centro-Oeste e Nordeste (20% e 50%, respectivamente).

Prevista na Constituição de 1988, a medida determinava que a União disponibilizasse para essas regiões 20% e 50%, respectivamente, dos recursos destinados pelo Orçamento para a irrigação por 25 anos. O prazo venceria em 2013. Caso a proposta seja aprovada definitivamente o novo prazo se estende até 2028.

O texto, que precisava de 308 votos, foi aprovado por unanimidade com 353 votos, mas precisará passar ainda por um segundo turno de votação antes de seguir para o Senado. Após a votação, os deputados decidiram pelo cancelamento da sessão extraordinária destinada a votar os destaques do texto do Código de Processo Civil (CPC), por falta de acordo entre as lideranças partidárias.
 

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil