Dez municípios do Rio encontram-se em alerta máximo

03/12/2013 - 8h23

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Dez municípios do norte do estado estão em alerta máximo, em razão do aumento do nível de sete rios que cortam a região. Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que monitora os rios do estado, o alerta máximo é o mais grave de uma escala de quatro níveis, que significa que a água já atingiu mais de 80% do nível de transbordamento.

Entre os rios com nível acima do normal está Muriaé, que corta os municípios de Laje do Muriaé, Itaperuna, Cardoso Moreira e Italva. Outros rios em alerta máximo são o Carangola (que corta Porciúncula e Natividade), Pomba (que corta Santo Antônio de Pádua), Itabapoana (Bom Jesus de Itabapoana), Paraíba do Sul (Campos), São Pedro e Macaé (ambos em Macaé).

Grande parte da região norte do estado é uma baixada (terreno baixo),  sujeita a alagamentos e enchentes em períodos de chuva forte.

Edição: José Romildo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil