Consumo de energia elétrica cresce 4,3% em outubro e atinge a maior demanda do ano

29/11/2013 - 16h28

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O consumo de energia na rede elétrica do país cresceu 4,3% em outubro deste ano, comparativamente ao mesmo mês do ano passado, atingindo 39.442 gigawatts-hora (GWh), a maior demanda registrada no ano. Com a expansão de outubro, a demanda por energia elétrica acumulada no ano registra crescimento de 3,3%.

As informações fazem parte da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, divulgada hoje (29) pela Empresa de Pesquisa Energética – EPE.

Mais uma vez, a maior contribuição para o aumento do consumo veio da baixa tensão, em que são atendidos os consumidores residenciais e grande parte do setor de comércio e serviços. O consumo das famílias cresceu 7,6% no mês e o do setor terciário 7,3%. Tomados em conjunto, esses segmentos explicam 75% da expansão do consumo de energia no mês de outubro e quase 80% do aumento no ano.

O consumo na indústria voltou a crescer depois de nove meses, chegando a 1,4% a mais na comparação com outubro de 2012 e atingindo uma demanda de 15.766 GWh. Em relação à setembro, houve avanço de 1,2 % na série dessazonalizada.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil