Estudantes começaram a fazer hoje o Saeb

11/11/2013 - 20h52

Da Agência Brasil*

Brasília – Pelo menos 7,6 milhões de estudantes dos ensinos fundamental e médio de todo o Brasil começaram, hoje (11), a fazer as provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O exame é composto por três avaliações externas em larga escala e será feito até o próximo dia 21.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), os resultados das avaliações oferecem subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas públicas de educação básica. Nas escolas públicas, o exame é universal, feito por todos os alunos.

O Saeb inclui a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), também conhecida como Prova Brasil, feitas a cada dois anos, além da Avaliação Nacional de Alfabetização (Ana), aplicada pela primeira vez e que terá periodicidade anual.

A Aneb, com provas de leitura e matemática, será feita por 246 mil estudantes do quinto e do nono anos (quarta e oitava séries) do ensino fundamental regular e do terceiro ano do ensino médio das redes pública e privada.

A Prova Brasil, composta por exames de leitura e matemática, será feita por, aproximadamente, 4,7 milhões de estudantes. Participarão escolas com pelo menos 20 estudantes matriculados em turmas do quinto e do nono anos (4ª e 8ª séries) do ensino fundamental regular de escolas públicas das zonas urbana e rural. A última aplicação da Prova Brasil ocorreu em novembro de 2011, para 4,2 milhões de estudantes.

A Ana terá provas de leitura e escrita e de matemática. Serão avaliados em torno de 2,6 milhões de estudantes do terceiro ano do ensino fundamental de escolas públicas das zonas urbana e rural que estejam organizadas no regime de nove anos. O exame será aplicado em todas as turmas regulares e em uma amostra de turmas multisseriadas.

*Com informações do Ministério da Educação

Edição: Marcos Chagas

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil