ONU respalda acordo sobre participação política das Farc

06/11/2013 - 21h53

 

Leandra Felipe
Correspondente da Agência Brasil/EBC

Bogotá - A Organização das Nações Unidas (ONU) respaldou hoje (6) os negociadores de paz do governo colombiano e das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que anunciaram um acordo parcial sobre a participação política das Farc após a conclusão das negociações que levem ao fim do conflito.

O coordenador humanitário da ONU na Colômbia, Fabrizio Hochschild, felicitou a mesa negociadora pelo avanço conquistado. “O importante é dar continuidade aos diálogos pela paz a fim de acabar com o sofrimento cotidiano e outras graves consequências humanitárias que a Colômbia vive [em decorrência do conflito]”, destaca o comunicado enviado à delegação de negociadores e à imprensa.

Hochschild acrescentou que a ONU reitera sua plena disposição em seguir apoiando o processo de paz no país. A entidade tem participado do processo organizando fóruns para a discussão de cada um dos temas que vem sendo analisados em Havana.

As Nações Unidas também destacaram ser importante a possibilidade de que as Farc tenham acesso aos meios de comunicação, como relatado no documento divulgado hoje pelos participantes da negociação.

Ainda esta noite, o presidente da República, Juan Manuel Santos, deverá se pronunciar, em cadeia nacional de rádio e TV, sobre o acordo parcial, em torno da participação política, celebrado hoje.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil