Energia volta a bairros do Rio após blecaute de mais de sete horas

04/11/2013 - 23h05

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Depois de mais de sete horas às escuras, voltou o fornecimento de energia em parte dos bairros de Bangu, Padre Miguel, Realengo e Campo Grande, na zona oeste da capital fluminense, devido a um incêndio de grandes proporções na vegetação no Parque Nacional da Pedra Branca. O fogo provocou o desligamento de duas linhas de alta tensão da concessionária Light que fornecem energia para parte da zona oeste do Rio de Janeiro.

O incêndio teve início às 14h50 e também causou danos em alguns componentes das linhas da Light e da subestação de Jacarepaguá, de Furnas. Técnicos das duas empresas trabalharam para restabelecer o fornecimento de energia, que foi totalmente normalizado às 21h30.

O Parque Estadual da Pedra Branca é uma unidade de conservação ambiental na zona oeste do Rio, compreendendo uma região entre os bairros de Vargem Grande, em Jacarepaguá, e Realengo, sendo uma das maiores florestas urbanas do mundo, com 12.500 hectares (ha – um hectare tem uma área equivalente à de um campo de futebol), perdendo apenas para a Serra da Cantareira, na Grande São Paulo (64.800ha).

Na região fica o Pico da Pedra Branca, com 1.025 metros de altitude e está localizado entre os bairros de Jacarepaguá e Vargem Grande, podendo ser avistado de qualquer parte do bairro de Bangu e da Baixada de Jacarepaguá. O pico é um dos mais isolados da cidade, devido às poucas vias de acesso e à densidade demográfica mais baixa em comparação aos bairros da região central e da zona sul do Rio.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil