No Rio, acordo será estimulado para resolver pendências com o INSS

28/10/2013 - 13h01

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Defensoria Pública da União no estado (DPU-RJ) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) assinarão um acordo de conciliação para soluções administrativas. A informação é do defensor público, Igor de Andrade Barbosa. O acordo ainda em fase de preparação e deve ser oficializado nas próximas semanas.

O convênio terá como objetivo atender com mais rapidez as pessoas que se sentirem lesadas pelo INSS. A Defensoria Pública firmou na quarta-feira (23) o mesmo acordo com a Caixa Econômica Federal.

O acordo objetiva prevenir e solucionar litígios em casos indicados pela DPU/RJ sem o envolvimento do Judiciário. A Defensoria quer evitar o ajuizamento de ações. Para isso, a solução dos problemas dos assistidos ocorreria em audiências conciliatórias.

Igor de Andrade Barbosa disse que [o acordo] “é um importantíssimo passo rumo a multiplicação de métodos de desburocratização de demandas”. Ele destacou que o Judiciário tem uma série de processos ainda pendentes de análise. A proposta, segundo o defensor, é evitar a judicialização de demandas que podem ser resolvidas administrativamente.

“Nós não submeteremos os nossos assistidos aos processos judiciários. Em semanas teremos a resposta e poderemos resolver questões que não foram judicializadas com acordos. O Judiciário terá uma questão a menos para julgar, uma questão simples. E poderá focar em questões de maior complexidade”, frisou o defensor.

Edição: Marcos Chagas

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil