Mais de 700 imigrantes alcançam costa italiana

25/10/2013 - 11h41

Da Agência Lusa

Roma - Cerca de 770 imigrantes foram localizados hoje (25) a bordo de cinco embarcações no Canal da Sicília, na costa da Itália, e foram conduzidos à Ilha de Lampedusa e a outras localidades da área, informou a Guarda Costeira italiana.  As embarcações da Marinha italiana que foram enviadas ao Canal da Sicília pela Operação Mare Nostrum de ajuda a imigrantes socorreram, durante a madrugada, dois barcos – cada um com 200 pessoas a bordo, na costa da Ilha de Lampedusa.

Na noite de ontem (24), duas lanchas da Guarda Costeira italiana recolheram mais 200 imigrantes de um barco, a 25 milhas de Lampedusa. Entre eles estavam 53 crianças e adolescentes e 39 mulheres, algumas delas, grávidas. Uma patrulha resgatou, durante a madrugada, 95 imigrantes da Eritreia a 103 milhas de Lampedusa, enquanto um barco colaborou no resgate de mais 80 pessoas que estavam a bordo de uma embarcação à deriva.

Do total de 775 pessoas, 201 foram encaminhadas para o Centro de Acolhimento da IIha de Lampedusa. Segundo as autoridades, o centro está além da capacidade, com 718 imigrantes, sendo que pode alojar apenas 250. O restante dos imigrantes será conduzido a outros centros na Sicília.

Esse foi o maior resgate de imigrantes desde o início da missão humanitária de vigilância no Mediterrâneo, posta em prática pelo governo italiano depois dos trágicos naufrágios na área que resultaram em mais de 400 mortos, no dia 3 de outubro, próximo à Ilha de Lampedusa; e no dia 11 de outubro, perto de Malta.