Naufrágio em Macapá deixa seis mortos

12/10/2013 - 16h54

Carolina Sarres
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Uma embarcação naufragou na orla de Macapá e causou a morte de seis pessoas, segundo informações da Capitania dos Portos do Amapá. De acordo com a capitania, a embarcação saiu da cidade de Santana para a capital, em um percurso de cerca de 20 quilômetros, durante uma procissão religiosa pelo Círio de Nazaré.

A Marinha no local, responsável pela apuração do ocorrido, informou que as razões do acidente ainda são desconhecidas. Segundo a capitania, o barco estava com os documentos necessários, havia sido devidamente fiscalizado, dispunha de colete salva-vidas para todos os passageiros e o comandante – que foi encontrado morto – tinha habilitação. De acordo com a capitã-tenente da Capitania dos Portos Ivone de Oliveira Freitas, pelas informações iniciais, havia 40 pessoas a bordo. No entanto, ela não descartou a possibilidade de a embarcação ter transportado um número de pessoas acima da capacidade. As causas serão conhecidas dentro de 90 dias, prazo para a conclusão do inquérito administrativo instaurado.

De acordo com Ivone, o corpo do comandante foi encontrado, há pouco, preso no maquinário da embarcação. Duas vítimas também foram encontradas sem vida. As outras três pessoas chegaram a ser levadas ao hospital, uma delas morreu no percurso.

A embarcação era uma das que participavam de uma procissão religiosa pelo Círio de Nazaré e, no final do percurso, próximo ao destino final, que era Macapá, houve o naufrágio. Segundo a Capitania dos Portos, a área em que o acidente aconteceu era de baixa profundidade, não havia vento forte e o tempo era estável.

A maioria das vítimas foi resgatada no local por outras pessoas que participavam do evento, assim como por fiscais que estavam na área. "Havia muita gente em volta, muitas pessoas ajudaram. Ainda não entendemos muito bem o que ocorreu, o porquê de a embarcação ter virado. Os peritos estão conduzindo as verificações para apurar o ocorrido. Qualquer informação hoje seria leviana", informou Ivone.

Segundo ela, não há mais desaparecidos no local e a capitania está cancelando as operações de busca e salvamento.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil