Ciclone com ventos de 200 km/h atinge a Índia

12/10/2013 - 15h46

Da Agência Brasil*

Brasília - O Ciclone Phailin atingiu hoje (12) a costa oriental da Índia com ventos de 200 quilômetros por hora (km/h), segundo os serviços meteorológicos indianos. “O violento Ciclone Phailin começou a tocar a costa, perto da cidade de Goalpur”, disse o diretor-geral dos serviços meteorológicos indianos, Laxman Singh Rathore, em uma conferência de imprensa em Nova Delhi.

Mais cedo, 440 mil pessoas haviam sido retiradas da costa oriental do país devido à previsão de chegada do ciclone. As autoridades indianas preveem que a tempestade passe pelas costas dos estados indianos de Andhra Pradesh e Orissa, na Baía de Bengala. O serviço ferroviário na área foi suspenso, bem como os voos entre Bhubaneswar, capital de Orissa, e Visakhapatnam, em Andhra.

“Deslocamos 28 equipes de 40 pessoas em Orissa e 15 [equipes] em Andhra Pradesh. O ciclone passará sobretudo pelas áreas costeiras”, explicou uma fonte da Autoridade Nacional de Gestão de Desastres da Índia (NDMA).

Cerca de 300 mil pessoas foram transportadas para lugares seguros na região de Orissa e 64 mil foram retiradas no estado de Andhra Pradesh. O Departamento Meteorológico da Índia prevê fortes chuvas nas próximas 48 horas com ventos que, no início serão, de 80 km/h, podendo alcançar 200 km/h durante a tempestade.

Um dos maiores ciclones da história indiana provocou a morte de cerca de 10 mil pessoas no estado de Orissa em 1999.

*Com informações da Agência Lusa // Edição: Juliana Andrade