Ventos e chuvas torrenciais continuam a atingir quase todo o território mexicano

17/09/2013 - 11h29

Da Agência Lusa

Brasília – Ventos e chuvas torrenciais continuam a atingir hoje (17) quase todo o território mexicano. A Tempestade Tropical Manuel, no Pacífico, e o Furacão Ingrid, do lado do Golfo do México, perderam intensidade, mas as chuvas torrenciais continuam dificultando as operações de socorro. Pelo menos 48 pessoas morreram, mais de 240 mil se feriram e milhares estão desabrigadas.

Apenas três dos 32 estados mexicanos não foram atingidos e por todo o país foram registradas violentas inundações e deslizamentos de terras que deixaram vítimas, destruíram casas e afetaram os meios de comunicação. O presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, foi na noite de ontem (16) ao balneário de Acapulco, na costa do Pacífico, onde cerca de 40 mil turistas e mexicanos estavam isolados.

Estradas e aeroportos também estão bloqueados e a previsão é de que essa situação se mantenha até hoje à noite. Um dos mais luxuosos bairros de hotéis de Acapulco estava submerso por três metros de água. As autoridades indicaram que várias medidas haviam sido tomadas para permitir que os turistas fiquem alojados até que a situação volte ao normal.

No local, que vários mexicanos escolheram para passar o fim de semana da festa da Independência, a passagem da Tempestade Manuel deixou 19 mortos e as operações de socorro continuam difíceis em alguns bairros, devido à presença de crocodilos.

Na província de Guerrero, dez pessoas morreram, incluindo seis que foram soterradas em um deslizamento de terra ontem. As autoridades indicaram que 25 pessoas foram dadas como desaparecidas. Nessa província, particularmente pobre, a passagem da tempestade deixou também cerca de 240 mil vítimas.

Do lado do Golfo do México, o Furacão Ingrid afetou especialmente a província de Veracruz, onde 12 pessoas morreram, 23 mil foram retiradas do local e mais de 20 mil casas foram destruídas ou ficaram danificadas.

O furacão diminuiu de intensidade e passou a tempestade tropical ontem, ao atingir La Pesca, um porto do estado de Tamaupilas. Mais tarde, se transformou em depressão tropical e na noite de ontem para hoje já estava há cerca de 15 quilômetros de Ciudad Victoria, capital do estado. Neste estado, as tradicionais cerimônias do dia da Independência, programadas para o domingo (22) à noite em todo o país, foram suspensas.

A empresa petrolífera Petroleos Mexicanos (Pemex) evacuou as três plataformas no mar. Desde que há registros meteorológicos, o México jamais havia sido afetado por tempestades nas duas costas ao mesmo tempo.