Obama pede que Senado adie decisão de ataque à Síria para dar chance à negociação

10/09/2013 - 23h14

Da Agência Brasil*

Brasília - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu hoje (10) que a liderança democrata no Senado adie a decisão de autorizar uma ação militar à Síria para dar uma oportunidade às negociações diplomáticas.  A visita foi feita após o governo sírio ter aceitado a proposta da Rússia de entregar seu arsenal químico para evitar um ataque americano.

Em uma visita ao Congresso, Obama orientou os parlamentares que esperem por decisões do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Ele sinalizou que é possível que as conversações entre Rússia, Síria e França apontem para uma possível solução política para a entrega de armas pelo governo do presidente Bashar Al Assad.

Além disso, o Conselho de Segurança da ONU cancelou uma reunião de emergência que havia sido convocada hoje para discutir a proposta de Moscou. Especula-se que a Rússia queria uma redação diferente da prévia redigida pela França para a resolução sobre a entrega de armas da Síria.

De acordo com pesquisas, 63% dos norte-americanos rejeitam um ataque militar contra a Síria. O presidente russo, Vladimir Putin, voltou a defender que os países evitem um ataque ao território sírio. Ele mencionou hoje, a uma TV russa, que por várias vezes, conversou com vários países durante a reunião do G-20 na semana passada, inclusive com Obama, sobre possíveis soluções políticas. “Concordamos em intensificar o trabalho para encontrar um acordo comum que possa solucionar o problema sem a ação militar”, disse Putin.

*Com informações da Prensa Latina (Agência Pública de Notícias de Cuba)

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil