Governo regulamenta entrada do Brasil na OIM

09/09/2013 - 11h22

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O governo federal publicou na edição de hoje (9) do Diário Oficial da União decreto que promulga a Resolução nº 1.105. O texto aprova a Constituição da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e o ingresso do Brasil na organização. O decreto foi assinado na sexta-feira (6) pelo então presidente em exercício, Michel Temer.

O texto explica que a Resolução nº 1.105 foi adotada em 30 de novembro de 2004 e aprovada pelo Congresso Nacional brasileiro em outubro de 2011. Em junho de 2012, o governo brasileiro emitiu, ao diretor-geral da OIM, o instrumento de adesão à organização internacional.

A OIM tem como objetivos defender a dignidade humana e o bem-estar dos migrantes. Em abril deste ano, o governo federal também anunciou parceria com a organização para consolidar dados das rotas usadas pelos haitianos que entram ilegalmente no país, assim como os riscos a que são submetidos.

De acordo com a conclusão de um estudo divulgado em outubro de 2012 pela OIM, a crise internacional, que atingiu principalmente os países da zona do euro, também aumentou a procura de europeus pela América Latina e pelo Caribe. O documento mostra que 107 mil europeus deixaram o continente, no período de 2008 a 2009.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil